.

.

Pra Jack Techio

Se o salário do Pecado é a morte, então, por que tenho que morrer?

Romanos 6.23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6.1-14
Mortos para o
pecado, vivos em Cristo
   1 Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? 2 De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? 3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?
4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
   5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 6 Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; 7 pois quem morreu, foi justificado do pecado.
   8 Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. 9 Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. 10 Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.
   11 Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo
Jesus.
12 Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
13 Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça. 14 Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.

MORTOS PARA O PECADO, MAS VIVOS PARA CRISTO!

               Paulo ensina a verdade essencial da identificação do Cristão com Jesus em sua morte, sepultamento e ressurreição. Assim, como nos identificamos com Adão no pecado e na condenação; também nos identificamos agora com Cristo na justiça e justificação. Jesus não apenas morreu por nossos pecados como também morreu para o pecado e nós morremos com Ele.
Romanos  5.12 e 18
12 Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
18 Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.
               Se estamos em Cristo, somos identificados com ele. Portanto, tudo o que aconteceu com Cristo aconteceu conosco.
               __ Quando Ele morreu, nós morremos
               __ Quando Ele ressuscitou, nós ressuscitamos.
               Em função dessa ligação viva com Cristo, o cristão se relaciona de maneira diferente com o pecado.
               __ Se Cristo morreu para o pecado, precisamos morrer também com Cristo.
MORTE: A morte compreende o cessar da consciência, exatamente quando o cérebro deixa de executar suas funcionalidades.
Gálatas 2.19-20
19 Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus.
20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
 Ex.: Se um alcoólatra morre,  não pode mais ser tentado pelo álcool, pois seu corpo está morto para todos os sentidos físicos. Não pode mais ver, provar, sentir o cheiro do álcool. Em Jesus Cristo, morremos para o pecado, a fim de que não desejemos mais “permanecer em pecado”.
               Se Cristo ressuscitou da morte do pecado, também ressuscitou com Ele dentre os mortos e agora andamos no poder da ressurreição de Cristo. Andamos em “novidade de vida”, pois compartilhamos a vida de Cristo.

O pecado é um senhor cruel, e o corpo humano é um servo desejoso.

Romanos 7.1-6
1 Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive? 2 Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. 3 Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.
   4 Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. 5 Pois quando éramos controlados pela
carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte.
6 Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita.

Enquanto permanecermos com Cristo, não teremos a morte como pagamento.
Então, por que eu tenho que morrer? __ Porque eu preciso viver em Cristo!

0 comentários: