.

.

Pra Jack Techio

NOS LIBERTANDO DAS PRISÕES DA PAIXÃO

29 de Agosto de 2009.

A paixão é uma emoção de ampliação quase patológica (estrutura das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.). O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, a via de regras o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.


2 Samuel 13 - Tamar é violentada por Amnom

1 Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi. 2 Amnom ficou angustiado ao ponto de adoecer por causa de sua meia-irmã Tamar, pois ela era virgem, e parecia-lhe impossível aproximar-se dela.

3 Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi. 4 Ele perguntou a Amnom: “Filho do rei, por que todo dia você está abatido? (original hebraico = “…por que tu emagreces tanto, dia após dia?”) Quer me contar o que se passa?” Amnom lhe disse: “Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão”. 5 “Vá para a cama e finja estar doente”, disse Jonadabe. “Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la.”

6 Amnom aceitou a idéia e deitou-se, fingindo-se doente. Quando o rei foi visitá-lo, Amnom lhe disse: “Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse”. 7 Davi mandou dizer a Tamar no palácio: “Vá à casa de seu irmão Amnom e prepare algo para ele comer”. 8 Tamar foi à casa de seu irmão, que estava deitado. Ela amassou a farinha, preparou os bolos na presença dele e os assou. 9 Depois pegou a assadeira e lhe serviu os bolos, mas ele não quis comer. Então Amnom deu ordem para que todos saíssem e, depois que todos saíram, 10 disse a Tamar: “Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto”. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão. 11 Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: “Deite-se comigo, minha irmã”. 12 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura. 13 O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você”. 14 Mas Amnom não quis ouvi-la e, sendo mais forte que ela, violentou-a.

15 Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: “Levante-se e saia!”

16 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão, mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez”. Ele, porém, não quis ouvi-la 17 e, chamando seu servo, disse-lhe: “Ponha esta mulher para fora daqui (original hebraico = “Põe para for esta aí…” e tranque a porta”. 18 Então o servo a pôs para fora e trancou a porta. Ela estava vestindo uma túnica longa, pois esse era o tipo de roupa que as filhas virgens do rei usavam desde a puberdade. 19 Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz. 20 Absalão, seu irmão, lhe perguntou: “Seu irmão, Amnom, lhe fez algum mal? Acalme-se, minha irmã; ele é seu irmão! “Não se deixe dominar pela angústia”. E Tamar, muito triste, ficou na casa de seu irmão Absalão. 21 Ao saber de tudo isso, o rei Davi ficou indignado. 22 E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem, nem mal, embora o odiasse por ter violentado sua irmã Tamar.


Jonadabe, primo de Amnom, filho de Siméia, chamado Samá ( 3º filho de Jessé) irmão de Davi. Amnom era o 2º filho de Davi com Bete-Seba (O 1º havia morrido e decorrência do pecado), Amnom seria o sucessor de seu reino.

AVERSÃO: Grande repugnância; antipatia.

Quantos ainda não se apaixonaram? Lembre de um “ficante”, ou um namorado ou compromissado que a paixão acabou... Qual é o seu sentimento quanto se pensa no tempo de relacionamento? AVERSÃO!

Toda essa história de Amnom e Tamar teve precedentes, Amnom pecou porque seu pai pecou e sobre os filhos de Davi havia uma maldição em função também de uma paixão desenfreada.


“Maldição hereditária.”Números 14.18 O SENHOR é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração.


1 Samuel 11

2 Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, 3 e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”. 4 Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. 5 A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida. 14 De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. 15 Nela escreveu: “Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra”.

16 Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes. 17 Quando os homens da cidade saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e morreu também Urias, o hitita. 27 Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao SENHOR.

Capítulo 12
7 “Você é esse homem!”, disse Natã a Davi. E continuou: “Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. 8 Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda.

9 Por que você desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. 10 Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.

11 “Assim diz o SENHOR: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. 12 Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ”. 13 Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o SENHOR!”

E Natã respondeu: “O SENHOR perdoou o seu pecado. Você não morrerá.


A mulher deveria passar por um tempo de purificação após seu perído de fluxo menstrual, esse tempo era de sete dias – sabemos que fisiologicamente que é após sete dias da menstruação a mulher ser torna fértil.

Levíticos 15.19 "Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até a tarde.

28 Quando sarar do seu fluxo, contará sete dias, e depois disso estará pura.


Davi violou o 6º - 7º - 9º - 10º mandamento.

A lei determinava que a morte fosse o fim do Rei Davi e Bete-Seba, mas Deus perdoou seu pecado e eles não morreram.


Levíticos 20. 10 Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.

Deuteronômio 5.

(6º) Vv. “17 Não matarás.” (7º) Vv. “18 Não adulterarás.” (9º) Vv. “20 Não darás falso testemunho contra o teu próximo.” (10º) Vv. “21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem sua propriedade, nem seu servo ou serva, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.”




1 Crônicas 3 - Os filhos de Davi em Hebrom e Jerusalém

1 Estes foram os filhos de Davi nascidos em Hebrom:

O seu filho mais velho era Amnom, filho de Ainoã de Jezreel; o segundo, Daniel, de Abigail, de Carmelo; 2 o terceiro, Absalão, de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, de Hagite;

3 o quinto, Sefatias, de Abital; e o sexto, Itreão, de sua mulher Eglá.

4 São esses os seis filhos de Davi que nasceram em Hebrom, onde ele reinou sete anos e seis meses.

E, em Jerusalém, 5 onde Davi reinou trinta e três anos, nasceram-lhe os seguintes filhos:

Siméia, Sobabe, Natã e Salomão, os quatro filhos que ele teve com Bate-Seba, filha de Amiel. 6 Davi teve ainda mais nove filhos:

Ibar, Elisua, Elpalete, 7 Nogá, Nefegue, Jafia, 8 Elisama, Eliada e Elifelete. 9 Todos esses foram filhos de Davi, além dos que teve com suas concubinas, e a filha Tamar, irmã deles.






Sintomas da Paixão

§ A Paixão se resume em um sentimento de desejar, querer, a todo custo o outro. Há necessidade de ver e tocar a pessoa por qual se apaixonou.

§ É um vício que debilita a mente de forma a focar somente para a pessoa cujo seu pensamento está. E qualquer outro pensamento é momentâneo e irrelevante para o apaixonado.

§ Você é envenenado com uma espécie de sedante que leva a você todo detalhe da pessoa: olhos, boca, nariz, orelha, como sendo perfeito, embora não seja, pois você está sedado.

§ A Paixão embora seja mais ativa e romântica do que o próprio amor, não significa que é melhor do que este.

§ A paixão é um encanto (sedução irresistível) passageiro, enquanto o amor é algo que se solidifica com o tempo, e nunca mais pode ser quebrado. Já a paixão, não há como se solidificar, eternizar.

Bases biológicas da Paixão

Segundo recentes estudos de Donatella Marazziti ( pesquisadora da Universidade de Pisa, na Itália, em que os estudiosos do tema dedicaram-se a desvendá-lo sob a perspectiva bioquímica.) (Esta escreveu o livro Natureza do Amor, lançado em 2007). A paixão se caracteriza do ponto de vista biológico, por uma liberação contínua de alguns neurotransmissores (ou seja, moléculas envolvidas na comunicação entre os neurônios, células do cérebro, desempenhando assim um importante papel no nosso sistema nervoso central), como:

Dopamina (Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central).

Noradrenalina (A também chamada de Noraepinefrina é sintetizada nas fibras nervosas, enquanto a Adrenalina é produzida na glândula supra-renal (localizada acima dos rins). É 0 neurotransmissor que mais influenciam no humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, Dopamina e Adrenalina). A Amígdala tem um papel central neste processo, pois é desta região que emana alguns dos sentimentos mais instintivos.

Serotonina - diversos fármacos controlam a ação da Serotonina que hoje é usada para: ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca, esquizofrenia. E em drogas como “ecstasy” e o “LSD” eles imitam alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo. No caso do ecstasy, faz com que as células transportadoras das moléculas de serotonina façam o processo inverso, e as moléculas de serotonina sejam novamente capturadas pelos receptores de serotonina, repetindo o efeito desnecessariamente. Isto quer dizer que esses remédios, drogas e anfetaminas atacam o corpo da mesma forma que a paixão ataca.

Esta tempestade bioquímica está relacionada a um índice mais baixo de Serotonina do que em uma população normal, sendo semelhante ao nível deste neurotransmissor nos portadores de (TOC) Transtorno Obsessivo-Compulsivo:

TOCcomportamentos absurdos incontroláveis, o que explicaria os pensamentos obsessivos da pessoa a qual se está apaixonado. Estes níveis bioquímicos explicam por que a pessoa tende a perder a razão, enquanto em estado de apaixonamento.

No texto que lemos, vemos Amnom sofrendo de uma enfermidade amorosa.

Talvez o filho do rei tenha pensado: “se meu pai conseguiu se safar de um adultério, então, sem dúvida também posso me safar de um estupro.”



* O que Amnom pensava ser amor, na verdade não passava de lascívia, uma paixão que se apoderou dele de modo a transformá-lo num animal.

Lascívia: comportamento desregrado com relação aos prazeres do sexo.

* Amnom confundiu “lascívia” com “amor”. Por que após ter conseguido violentá-la (Vv.14) seu desejo se transformou em aversão (grande repugnância).

* Os pecados sexuais produzem esse tipo de dano emocional.

No Vv. 17 vemos Amnom chamar Tamar de MULHER, no texto de origem em hebraico não se menciona essa palavra mulher, assim originalmente Amnom fala: “Põe fora esta aí,...” é desta maneira em que é tratada a paixão quando se é satisfeita.

* A paixão nada mais é que a satisfação “pessoal” dos desejos. Não há uma preocupação com a outra parte envolvida e sim em satisfazer seu próprio desejo.

O RESULTADO DA SATISFAÇÃO DA PAIXÃO

Essa tempestade hormonal tem um tempo de manifestação que, de modo geral, acontece dos 18 aos 30 anos (no nível da luxúria), mas em alguns casos ocorre bem mais precocemente em função dos estímulos externos tais como:

* Visuais – propagandas apelativas, na televisão, nas ruas, revistas e em geral nos meios de comunicação visual;

* Tendências do momento – como roupas, ‘ser descolado’ para manter a moral com amigos etc.

Quanto mais precoce for o envolvimento com esses estímulos mais sedo será a manifestação desses hormônios no corpo do jovem. Com isso nos tornamos seres primitivos, estamos sempre à caça e o resultado é o que claramente vemos:

  • * Abandono dos princípios de Deus;
  • * Alto índice de suicídio seguido de assassinato;
  • * Descaso com a família e a sociedade;
  • * Completamente inativo na escola, no trabalho com a família e amigos... Um verdadeiro doente.



O VERDADEIRO AMOR QUE VEM DE DEUS:

1CORÍNTIOS 13 - Em seu Original Grego

4 O amor é paciente, é bondoso o amor, não é ciumento, o amor não se gaba, não é arrogante, 5 não é rude, não busca os próprios interesses, não irrita, não leva em conta o mal, 6 não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; 7 todas as coisas sofre, todas as coisas crê, todas as coisas espera, todas as coisas suporta. 8 O amor nunca termina.

13 Agora mais permanece a fé, a esperança, o amor, essas três coisas, mas a maior delas é o amor.

Pra Jaqueline Techio:








2 comentários:

Meninas impactantes | 5 de setembro de 2009 às 09:19
Este comentário foi removido pelo autor.
Meninas impactantes | 5 de setembro de 2009 às 09:27

Olá amanda Pr. Jack...
essa mensagem foi tremendamente
maravilhosa, e como todas as suas mensagens nos trouxe muitas informações interessantes que devemos saber para não errar-mos
, pois como diz a palavra " O meu povo peca por falta de conhecimento", mas graças a Deus ele nos deu uma Pastora abençoada e muito inteligente, para nos trazer todas essas informações que precisamos ouvir.
Que o Senhor venha ti dar mais e mais sabedoria beijos nos te amamos muitooo...♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
lindaááá...